• DIVISÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO D’ MARTONNE

 

» MATERNALZINHO (2 anos completos)
» MATERNAL (A partir de 3 anos)
» JARDIM I (A partir de 4 anos)
» JARDIM II (A partir de 5 anos)



 

VANTAGENS DO INGRESSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Muitos pais acreditam que a inserção do filho na Educação Infantil é desnecessária, mas uma vez inseridos no ambiente escolar, as crianças desenvolvem várias habilidades:

» Socialização, autonomia e independência;
» Regras de convivência com outras crianças;
» Capacidade motora; » Descoberta do ambiente ao seu redor;
» Descoberta do próprio corpo.

CONCEPÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A concepção de criança é uma noção historicamente construída e, consequentemente, vem mudando ao longo dos tempos. Assim, é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras e se considerar as crianças pequenas. 
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Ela é profundamente marcada pelo meio social em que desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, uma ponte de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.As crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, elas se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade de terem ideias originais sobre o que buscam desvendar. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações com as pessoas e com o meio em que vivem, com trabalho de criação, significação e ressignificação. Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais.